quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Olinda, a cidade da moda

Por Juliana Dantas

O Sítio Histórico de Olinda é conhecido por seu patrimônio cultural. Casarões antigos, pedras coloniais nos calçamentos e igrejas históricas estão num cenário rodeado por coqueirais com uma das mais belas vistas panorâmicas de Recife e Olinda. A 1ª Capital Brasileira da Cultura atrai turistas do mundo inteiro que se impressionam com o visual e as artes espalhadas nos quatro cantos da cidade alta. Os artistas retratam a beleza olindense em seus quadros, esculturas, artesanatos e afins. A moda olindense corre solta nas ladeiras e não poderia ficar de fora. Os estilistas da região têm como musa inspiradora a cidade em que vivem.

Irreverente, descolada e criativa. Há 15 anos, a Período fértil trabalha em cima desses conceitos. Márcia Lima e Clezinho Santos são os estilistas que estão à frente dos trabalhos, fazendo moda bem à cara da capital da cultura. O trabalho do atelier atinge um público bem diversificado. Produzem figurino para dança, teatro e cinema explorando sempre a criatividade. Músicos como Lula Queiroga, Ortinho, componentes da Nação Zumbi e Mundo Livre S/A vestem as criações da Período Fértil e saem mundo a fora divulgando a cultura olindense. Seriedade e bom gosto também fazem parte dos conceitos do atelier. A período fértil produz fardamento especial para empresas e eventos, além de peças para fins publicitários.

Com o intuito de divulgar o trabalho do atelier, Márcia Lima e Clezinho Santos também ministram oficinas de moda. A ONG Casa de Passagem também realiza cursos de moda destinados a jovens de comunidades carentes de Olinda. Mas, uma das maiores dificuldades das grifes olindenses está em encontrar apoio para divulgar suas criações. As grifes Biotza, Santa do Pau Oco e Karina Agra também encontram dificuldades para expandir as suas coleções.

Nenhum comentário: