segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O que é que a pernambucana tem?

Por Nataly Costa

Muito se fala sobre o boom da moda local, que atraiu todos os olhares e atenções neste já findo ano de 2007. Mas o que vocês devem se perguntar é: por que tudo isso? O que esses pernambucanos têm assim de tão especial?

Primeiramente, não é novidade que a nossa terrinha se destaca principalmente na área cultural. Exportamos música de qualidade para o mundo, temos autores dos mais respeitados na literatura nacional, nossa produção cinematográfica está bem encaminhada e o mesmo pode-se dizer da dança e das artes plásticas. Devolvo a pergunta: porque não esperar a mesma efervescência da moda pernambucana? È certo que ainda não temos nosso nome reluzente na calçada fashion da fama nacional e internacional. Porém, temos o que alguns dos figurões do mundo da moda há muito já perderam: fôlego, atitude e muita vontade de inovar.

Talvez ainda nos falte perder alguns cacoetes, como o que algumas grifes têm de fazer moda para ‘meninas-boneca’ com aquele ar meio “retrô”, meio “cult”. Mas o fato é que, pouco a pouco, vamos semeando uma identidade fashion. E essa identidade é pautada pela criatividade, pela vivacidade, pelo frescor de uma juventude corajosa que anda por aí, tecidos e tesouras em punho, a desafiar o que há de tradicional. Concordando ou não com conceitos, cores ou tendências, o que essa turma merece são aplausos por iniciar uma nova era na moda de Pernambuco.

Nenhum comentário: