quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Olinda Arte em Toda Parte também é moda

Por Juliana Dantas

O Olinda Arte Em Toda Parte, que aconteceu de 22 de novembro a 2 de dezembro, é uma forma de atrair as pessoas, fora de épocas festivas, para conhecer melhor o patrimônio pernambucano e a cultura que o cerca. A mostra é uma referência no país, e uma das poucas oportunidades para artistas pernambucanos divulgarem seus trabalhos.

O projeto Arte na Passarela aconteceu durante quatro anos divulgando as coleções dos estilistas pernambucanos. Este ano, quatro desfiles deveriam lançar as novas coleções de Rejane Trindade (Santa do Pau Oco), Karina Agra, Nazaré Reis (Indústria Têxtil) e Manuela Tenório e Juliana Andrade (Biotza). Entretanto, por falta de recursos o desfile não aconteceu. A saída foi montar uma instalação com manequins suspensos no Mercado Eufrásio Barbosa. As criações dos estilistas ficaram expostas todos os dias da mostra de 9h às 21h. Mostraram, através de seus modelitos, aspectos da cultura olindense, homenageando o título de 1ª Capital Brasileira da Cultura.

O diferencial estava na variedade. As grifes mostraram irreverência com a exposição que contou com peças delicadas inspiradas em poesia e até com modelos que realçaram aspectos da cultura africana, inspirados em cores e movimento. Outras priorizaram o conforto com roupas leves de algodão e malha, mas sem deixar de lado a criatividade mostrada através de grafismo e serigrafia.

Nenhum comentário: